segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Ogum


Dia da semana: Terça-feiraCores: Azul Forte, Vermelho, VerdeSaudação: Ogum Ieé!Elementos: Terra (Florestas e estradas), FogoDomínio: Guerra, Progresso, Conquista e MetalurgiaInstrumento: Bigorna, Faca, Enxada e outras Ferramentas
Ogum é o temível guerreiro, violento e implacável, deus do ferro, da metalurgia e da tecnologia; protector dos ferreiros, agricultores, caçadores, carpinteiros, escultores, sapateiros, talhantes, metalúrgicos, marceneiros, maquinistas, mecânicos, motoristas e de todos os profissionais que de alguma forma lidam com o ferro ou metais afins.
Orixá conquistador, Ogum fez-se respeitar em toda a África negra devido ao seu carácter devastador. Foram muitos os reinos que se curvaram diante do poder militar de Ogum. Entre os muitos Estados conquistados por Ogum estava a cidade de Iré, da qual se tornou senhor após matar o rei e o substituir pelo seu próprio filho, regressando glorioso com o título de Oníìré, ou seja, Rei de Iré.Ogum é o filho mais velho de Odudua, o herói civilizador que fundou a cidade de Ifé. Quando Odudua esteve temporariamente cego, Ogum tornou-se seu regente em Ifé. Ogum é um Orixá importantíssimo em África, no Brasil e em Portugal.
A sua origem, de acordo com a história, data de eras remotas. Ogum é o último Imolé. Os Igba Imolé eram os duzentos deuses da direita que foram destruídos por Olodumarê após terem agido mal. A Ogum, o único Igba Imolé que restou, coube conduzir os Irun Imole, os outros quatrocentos deuses da esquerda.
Foi Ogum quem ensinou aos homens como forjar o ferro e o aço. Ele tem um conjunto de sete instrumentos de ferro: alavanca, machado, pá, enxada, picareta, espada e faca, com as quais ajuda o homem a vencer a natureza. Em todos os cantos da África negra Ogum é conhecido, pois soube conquistar cada espaço daquele continente com a sua bravura. Matou muita gente, mas matou a fome de muita gente também, por isso antes de ser temido Ogum é amado.
A Espada! Eis o braço de Ogum.
Características dos filhos de Ogum
Fisicamente, os filhos de Ogum são magros, mas com músculos e formas bem definidas. Partilham com Exu o gosto pelas festas e conversas infindáveis e gostam de brigas. Se não fizerem a sua própria briga, compram as de seus amigos e colegas.
Sexualmente os filhos de Ogum são muito potentes; trocam constantemente de parceiros, pois têm dificuldade em se fixar a uma pessoa ou a um lugar.
São do tipo que dispensa um confortável colchão de molas para dormir no chão; gostam de pisar a terra com os pés descalços. São pessoas batalhadoras, que não medem esforços para atingir os seus objectivos, são pessoas que, mesmo contrariando a lógica, lutam insistentemente e vencem.
Não se prendem à riqueza, o que ganham hoje, gastam amanhã. Gostam mesmo é do poder, gostam de comandar, são líderes natos. Essa necessidade de estar sempre à frente pode torná-los pessoas egoístas e desagradáveis, mas com excepções.
Geralmente, os filhos de Ogum são pessoas alegres, que falam e riem alto para que todos se divirtam com as suas histórias, e adoram partilhar a sua felicidade.

6 comentários:

Anônimo disse...

Eu sou de ogum e adoro andar descalça,mas não me vejo a frente de tudo pois sou muito insegura apesar de querer muito vencer na vida.
Mesmo assim sou feliz por ter meu pai comigo.

quero você mais que você possa imaginar disse...

Sou filho de ogum e tambem tenho meus objetivos a alcansar e nunca desisto.Estou batalhando e sei que com o meu pai me acompanhando no meu braço direito juntamente com oxossi no esquerdo eu vou conseguir.

junior disse...

Eu estou assumindo um legado que é ser filho de ogum- xorokê, espero assumir meu lado africano de vez, já que minha família q fazia parte do meio,deram às costas pra o que devia ser feito.

rhamidfan disse...

Sou Filho De Ogum com muita honra E mim sinto Muito Feliz e sei que através dele eu vou Vencer na Vida Salve Pai Ogum.

Jose disse...

Sou um babalõrixa a 42 ano sou filho de Ogum amo este orixá,pois abaixo de Deus agradeço tudo a ele,amo mesu filhos do orixa e a todos que confia em mim.desejo muito axe para todos.

maikel douglas d ogum disse...

eu tbm sou de ugum amo ele! ele a baixo d deus ele e tudo para mim adoro muito mais tem muitas coisas q eu nao pego coomo carcteristicas dele mesmo esta d gosta d andar descalço eo odeio isto mais o resto eu sou o proprio ogum, adorei o site e fiko feliz d existir pessoas que querem ajudar seus irmaos com simplrs texo palavra poesia ...efim agraço muito por ter ele comigo!!!