segunda-feira, 12 de novembro de 2007

oxalá


Oxalá
Dia da semana: Sexta-feiraCores: BrancoSaudação: Epa Bábá!Elementos: Ar (Atmosfera e Céu)Domínio: Poder procriador Masculino, Criação, Vida e MorteInstrumento: Apoxorô
Oxalá é o detentor do poder procriador masculino. Todas as suas representações incluem o branco. É um elemento fundamental dos primórdios, massa de ar e massa de água, a pró-forma e a formação de todo tipo de criaturas no Aiye e no Orun. Ao incorporar-se, assume duas formas: Oxaguiã jovem guerreiro, e Oxalufã, velho apoiado num bastão de prata (Apoxorô). Oxalá é alheio a todo o tipo de violência, disputas e brigas; gosta de ordem, da limpeza e da pureza. A sua cor é o branco e o seu dia é a sexta-feira. Os seus filhos devem vestir branco neste dia. Pertencem a Oxalá os metais e outras substâncias brancas.
Em África, todos os Orixás relacionados com a criação são designados pelo nome genérico de Orixá Fun Fun. O mais importante entre todos eles chama-se Orixalá, ou seja, o grande Orixá, que nas terras de Igbó e Ifé é cultuado como Obatalá, rei do pano branco. Eram cerca de 154 os Orixás Fun Fun, mas no Brasil e em Portugal a quantidade reduz-se significativamente, sendo que dois, Oxalufã e Oxaguiã, se tornaram as suas expressões mais conhecidas. A designação de Orixá Fun Fun deve-se ao facto de a cor branca se configurar como a cor da criação, guardando a essência de todas as demais. O branco representa todas as possibilidades, a base de qualquer criação. O nome Orixalá foi contraído e deu origem à palavra Oxalá, e foi assim com esse nome que o grande Deus Pai passou a ser conhecido. Todos os Orixás Fun Fun foram reunidos em Oxalá e divididos em várias qualidades das suas duas configurações principais: Oxalufã, Oxaguiã, sendo este último, jovem e guerreiro, filho do primeiro, mais velho e paciente.Todas as histórias que relatam a criação do mundo passam necessariamente por Oxalá, que foi o primeiro Orixá concebido por Olodumarê e encarregado de criar não só o universo, como todos os seres e todas as coisas que existiriam no mundo.
No Xirê (festa em homenagem aos Orixás), Oxalá é homenageado por último porque é o grande símbolo da síntese de todas as origens. Ele representa a totalidade. Ele é o único Orixá que, como Exú, reside em todos os seres humanos. Todos são seus filhos, todos são irmãos.
Características dos filhos de Oxalá
Os filhos de Oxalá são pessoas tranquilas, com tendência à calma, até nos momentos mais difíceis; conseguem o respeito mesmo sem que se esforcem objectivamente para o conseguir. São amáveis e pensativos, mas nunca de maneira subserviente.Sabem argumentar bem, são reservados, mas raramente orgulhosos. O seu defeito mais comum é a teimosia; será difícil convencê-los de que estão errados ou que existem outros caminhos para a resolução de um problema.No Oxalá mais velho (Oxalufã) a tendência traduz-se em rabugice e intolerância, enquanto no Oxalá novo (Oxaguiã) tem um certo furor pelo debate e pela argumentação.
Fisicamente, os filhos de Oxalá tendem a apresentar um porte majestoso ou no mínimo digno, principalmente na maneira de andar e não na constituição física. Às vezes, porém, essa maneira de caminhar e postura dá lugar a alguém com tendência a ficar curvado como se o peso de toda uma longa vida caísse sobre os seus ombros, mesmo tratando-se de alguém muito jovem.

10 comentários:

vida muito louca absolutamente baratinada disse...

gostei muitO ...
achei muito intereçante a materia sobre os orixás parbéns para quem fez...
ajuda-nós a enteder melhor a história dos orixás...
e me ajudou muito a saber mas sobre oxalá...

# Diego disse...

gostei muitO ...
achei muito intereçante a materia sobre os orixás parbéns Klausderik.
ajuda-nós a enteder melhor a história dos orixás...
e me ajudou muito a saber mas sobre oxalá...gostei muitO ...

ninfeamin disse...

Gostei muito...
Nossa e as caracteristicas do filho de oxalá...
Parece muito comigo bate quaze tudo com a minha personalide...

Adorei parabéns para que escreveu..
Continhu é bom que ai a gente fica sabendo mais sobre os nossos orixás

Alves disse...

Lindo, gostei muito.

Meu filho me acordou por 3 noites seguidas e disse, Pai eu tenho que ser iniciado, ele está lá no meu quarto!!

Maravilha, Não mudei meu pensamento Kardecista, depois que passei a acompanhar meu filho de 21anos quando ele resouveu aceitar o caminho do snato. Filho de Oxalufã, iniciado ha um ano. Estamos muito felizes por ele. eu e minha esposa, participamos com muita alegrai da vida dele no Ilê de Mãe Lucia de Oyá. Tudo do texto sobre filhos de Oxalá tem a ver com ele, gostei muito e só resta agora apoiar a sua decisão nesse caminho.

Axé para todos deste Blogger.

marcio jose da silva disse...

Muito axé para vc, precisamos de pessoas assim, que divulguem nossa religião, para acabar com os preconceitos.

salvador disse...

nota 10 voce e mesmo especial oxala que te der muito axe

RAYANE100%% D+ disse...

achei muito interesante,pois eu estou noiva de um filho de uma medium, e ele e filho de oxala, ele e essatamente como esta escrito, superper calmo, amoroso etc....
muito legal!!!!!

mara disse...

gostei muito mesmo axé

Heide luci disse...

gostei muito sou filha de oxum e oxala axe!!!!

Heide luci disse...

gostei muito sou filha de oxum e oxala axe!!!!