segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Logun edé


Dia da semana: Quinta-feiraCores: Azul Turquesa e Amarelo OuroSaudação: Logun ô Akofá!Elementos: Água (de Rios e Cachoeiras) e Terra (Floresta)Domínios: Riqueza, Fartura e BelezaInstrumentos: Balança, Ofá (arco), Abebè (espelho) e Cavalo-Marinho
Logun Edé é o Orixá da riqueza e da fartura, filho de Oxum e de Oxóssi, deus da guerra e da água. É, sem dúvida, um dos mais bonitos orixás do Candomblé, já que a beleza é uma das principais características dos seus pais.Caçador habilidoso e príncipe soberbo, Logun Edé reúne os domínios de Oxóssi e de Oxum, e quase tudo que se sabe a seu respeito gira em torno de sua paternidade.
Apesar da sua história, é preciso esclarecer que Logun Edé não muda de sexo a cada seis meses, ele é um Orixá do sexo masculino. A sua dualidade dá-se a nível comportamental, já que em determinadas ocasiões pode ser doce e benevolente como Oxum, e em outras, sério e solitário como Oxóssi. Logun Edé é um Orixá de contradições; nele os opostos alternam, é o deus da surpresa e do inesperado. Na Nigéria, a cidade de Logun Edé chama-se Ilesa e é uma das mais ricas e prósperas de África, mas o seu culto na região está em via de extinção.
Na África negra, dizem que Logun Edé seria na verdade Ólòlún Ode – o guerreiro caçador - o maior entre todos os caçadores, pai de todos eles, inclusive de Oxóssi. Todavia, não podemos desconsiderar o processo cultural que deu origem ao Candomblé e as diferenças fundamentais que existem entre os cultos aos orixás no Brasil e em África. O Candomblé é um ‘resumo de toda a África mística. Muitos deuses que em África mantinham a sua autonomia, no Brasil foram reunidos num único Orixá e divididos em diversas qualidades.Oxum Yéyé Ipondá e Odé Erinlé são, respectivamente, as qualidades de Oxum e Oxóssi que se consideram os pais de Logun Edé. No Candomblé, Oxóssi e Oxum são os pais de Logun Edé, um deus único que encontra na sua paternidade uma forma de existir e residir, pois o seu culto mantém-se até hoje e é cada vez mais crescente fora de África. Há também quem diga em África que Logun Edé é, na verdade, uma altiva versão masculina da própria Oxum.
A história revela que Oxóssi, feliz pelo filho vindouro, declarou a Oxum o seu amor e lhe pediu a posse do menino:-Oxum, por amor a você, quero que Logun Edé fique comigo, vou ensiná-lo a caçar. Comigo ele aprenderá os segredos da floresta.Mas, Oxum também amava Logun Edé e por maior que fosse seu amor por Oxóssi ela não poderia separar-se de seu filho então declarou:-Logun Edé viverá seis meses com a sua mãe e seis meses com o seu pai, comerá do peixe e da caça. Ele será Oxóssi e será Oxum, mas sem deixar de ser ele mesmo, Logun Edé: uma princesa na floresta e um caçador sobre as ondas!
Características dos filhos de Logun Edé
Os filhos de Logun Edé possuem as características de Oxum, ou seja, narcisismo, vaidade, gosto pelo luxo, sensualidade, beleza, charme e elegância. Tem também características em comum com Oxóssi, ou seja, beleza, vaidade, cautela, objectividade e segurança. No entanto, há características de Logun Edé que não pertencem nem a Oxum nem a Oxóssi. Na verdade, ele reúne o arquétipo de ambos, mas de forma superficial.
A superficialidade é a marca dos filhos de Logun Edé, porque eles, ao contrário dos filhos de Oxóssi e de Oxum não têm certeza do que são nem do que querem. As qualidades de Oxum e de Oxóssi amenizam-se em Logun Edé, mas, em compensação, os defeitos exacerbam-se. Dessa forma, os filhos de Logun Edé são extremamente soberbos arrogantes e prepotentes.
Mas algo não se lhes pode negar: os filhos de Logun Edé são bonitos e possuem um olhar especial, algo que atrai e repele ao mesmo tempo. São do tipo ‘bonitinho mas ordinário’. São mandões, os donos da verdade, os mais belos, cujo ego não cabe em si. O melhor não lhes fazer elogios na sua presença, a não ser que queira ver a sua imensa cauda de pavão abrir em leque. Quando têm consciência de que conseguem controlar os seus defeitos, os filhos de Logun Edé tornam-se pessoas muito agradáveis. Os filhos de Logun Edé não andam! Pairam no ar!

45 comentários:

Unknown disse...

Achei Super Verdadeiro Td Isso Sou assim Msm Pós Sou T Logun

Unknown disse...

isso mesmo sou dele....

alcantara disse...

eu também sou dele ,mas tenho 13 anos,e tenho uma dúvida,os filhos de logun são homosexuais???

Unknown disse...

nem sempre os filhos de logun sao homossexuais.sao apenas delicados demais.sou filho dele e tenho orgulho.

Unknown disse...

Isso tudo é como sou.
E acho q igual a lugun edé não tem mais bonito!!!

Unknown disse...

A tbm sou hossexual e sou muito delicada e orgulhosa ao mesmo tempo.
Sera q sou de logun edé mesmo???

Anônimo disse...

Oi eu sou michel tbm sou de logun e me acho muito parecido com o meu orixá.

A vida em base de palavras disse...

lossi-lossi-logum... amo meu pai d montão... tenhu 15 anos e vo raspar essi ano.. to super feliz por td q meu pai me deu e adorei u site... parabens... bjs e fik cum Deus... lossi-lossi-logum... o q carrega o ofá da caça sem esquecer do abebê para ver sua beleza exuberante.

virgilio disse...

verdade verdadeira

Unknown disse...

loci loci logun ! és o mais belo ... és o príncipe !! menino q velho respeita ! um caçador nas aguas e um pescador nas matas !! tenho mto orgulho d ser seu filho !

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Opá descobrir semana passada que era de Logun edé, e vi que me pareço muito com que esta falando sobre ele.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Loci,Loci Logun ! Ow tenho orgulho de ser filho de logun ede, ele é o principe dos principes,com logun edé na minha vida é sou Axé .

Unknown disse...

Oi galera... concordo e discordo d mta coisa que estava escrita... pq tehu os atributos... mas arrogante,prepotente, soberbo naum sou nada... não me acho maior ou melhor q ninguém! Mas d resto Tô ótimo... rs!! SOu d Logun e me orgulho mto de ter sido iniciado para este Orisá Encantado!!!!

Anônimo disse...

Achei só muito recalcado o comentário sobre não fazer elogios aos filhos. Um elogio nos engrandece e nos aproxima das pessoas. De resto, sou perfeitamente compatível com os atributos apresentados.

Unknown disse...

Adorei tudo isso este orixá maravilhoso cujo o nome já dis tudo um belo caçador nas matas e um pecador nas aguás, indeciso, vaidoso e aindamais um pouco so tudo isso. Me chamo amanda tenho 15anos e meu orixa é logun-ede tenho orgulho e o privilegio de ser filha deste belo orixá que é logun-ede!!!!!

Unknown disse...

Adorei tudo isso este orixá maravilhoso cujo o nome já dis tudo um belo caçador nas matas e um pescador nas aguas, indeciso, vaidoso e ainda muito mais um pouco. Me chamo amanda tenho 15anos e meu orixa é logun-ede tenho orgulho e o privilegio de ser filha deste belo orixá que é logun-ede!!!!!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

e verdade sou feita d logum a6anos esou desse jeito

Unknown disse...

tenho uma duvida...existe quantos nomes de logun de pendendo do nome o filho dele e homossesual...

eu sou filho dele e nao sou nem um pouco de homo...

c aguem me responde agradeço

Unknown disse...

eu tambem sou dele de frente tambem tenho todas as caracteristicas dele tambem e tenho orgulho de carregar o orixa mais bonito

Unknown disse...

eu tambem sou dele de frente tambem tenho todas as caracteristicas dele tambem e tenho orgulho de carregar o orixa mais bonito

Gastronomia disse...

SOU ASSIM MSMO... NOSSA...

Unknown disse...

Carambaaaaaaaaaaa!
Estou pasmo,sou filho desse querido e lindo orixá.
Fui iniciado a ele no culto aos orixás e até hoje me surpreendo com as lendas e histórias que publicam sobre ele.
Cada vez que leio algo vejo que esse e como dizem o verdadeiro e unico principe de dois reinos.
Efom e Ketû.
Tudo o que foi escreto e relação as caracteristicas do filhos desse lindo orixá são verdade.
Amo muito meu pai.
Loci,Loci...

Unknown disse...

Parabééns Tudo Isso é Verdade Mesmo,Loci Loci Logun

Unknown disse...

goste sou quase asi e teno 17 anos vou se raspado ese mes que vai emtra
sou filho de log ede com orgulho

Anônimo disse...

logun ede, uma princensa na folresta e um caçador do sobre as aguás do um rio esse e meu pai e eu tenho muito orgulho de ser filho de dele ta certo bjos xauuu

Lidih Cavalcante disse...

Sou filha de logun e as caractéristicas se encaixam perfeitamente em mim
mim orgulho de ser filha desse orixá belissimo ♥

orixás disse...

Pow me descreveu nós do "Papi" é tudo de bom por isso somos muito invejados.
asé

Leandro Candido disse...

Eu sou de logun-ede com orgulho meu pai logun-ede e oxum loci loci logun ora ei ei oxum

iglucas disse...

Olá estou entrando para religião agora,minha familia sempre foram espiritas.mas frequento um terrereiro de umbanda e eles me disserm que eu sou filho de oxum com logon edé e estou muito indeciso,cada hora eles me falam um orixa diferente alguém pode me ajura obrigado!

hugo disse...

Gostava se saber se a musica em brasileiro de LOGUN EDE ?
E SE PODEM MANDAR POR EMAIL PARA HUGOLFINHO2@HOTMAIL.COM

vanessinha de logunede disse...

sou assim mesmo tenho orgulho do meu orixa teamo logun

Henry. disse...

No começo eu tinha um cisma enorme contra Logun edé, pessoas falavam que eu era dele e eu batia o pé e falava que não. Não apenas pelo fato de eu ser da Umbanda mais tambem pelo preconceito tão grande que as pessoas tem com esse Orixa, que é tão bom quanto qualquer outro. Foi quando semana passada eu havia perguntado pro Marujo comandante da minha casa qual eram eu Orixa de frente, e então ele me disse: "Eu sei, mais não vou falar hoje. Vou falar pra voce la na festa da mãe d'gua e vou comprovorar" Enfim, fiquei com essas palavras dias, pensando em qual poderia ser e etc. Ontem na festa de Iemanja, se achegaram cerca de 5 pessos do Candonblé em nossa tenda, foram super recebidos. Estava tudo normal até tocarem pras Yabás, depois do toque o pai de santo deles falou comigo, voce é de logun edé né? entao eu disse não, nao sou e fiquei meio alterado nisso minha guia de Iemanja estorou, eu simplesmente nao sabia aonde enfiar a cara, dps disse que eu não queria.... Enfim ficou tudo ok, e hoje eu parei pra refletir que eu nao devo me importar com que ninguem fala e viver minha vida espiritual da melhor forma possivel.

mone disse...

sou filha dele com maior orgulho e respeito.... amo muito logun ede;

jonathan disse...

meu nome é joonie e eu sou de logun ede eu tenho o maior orgulho de ser de logun ede. saudaçao a logun ede.. E akofarê Akofarê ô Erê uá kofá In jô, in jô Logun ô Erê uá kofá Ê odé locô Logun Ê odé locô nanã Aê, aê ode loco Ode locê ni bain Aê, aê odé loco Ode loco lapanam

hackeado disse...

sou filho de logun ede e não sou homossexual, mas sou extremamente delicado e soberbo,tenho todas as qualidades do meu pai principalmente a vaidade e o luxo.tenho orgulho de ser filho desse orixa que renge no meu ori,e que me penga a 2 anos, tenho um ere e o nome dele é faisão dourado,adoro ter orixas,sou rodante,no ketu... adoro meu pai
loci loci logun edé.

MMS disse...

Sou de Logun. Sem dúvida, os arquétipos estão corretíssimos. Logun me deu e me dá tudo o que preciso e até além. Minha vida mudou da lata para o ouro depois que tomei axé. O axé de nosso pai não tem fim e é lindíssimo. Não tenham medo de se entregar a ele. Nós, filhos, não temos certeza do que queremos, mas Ele, sem dúvida, sabe o que precisamos e do que gostamos.
Irua ô! AKofá ,Loci, Logun!
Axé a todos.

MMS disse...

Sou de Logun. Sem dúvida, os arquétipos estão corretíssimos. Logun me deu e me dá tudo o que preciso e até além. Minha vida mudou da lata para o ouro depois que tomei axé. O axé de nosso pai não tem fim e é lindíssimo. Não tenham medo de se entregar a ele. Nós, filhos, não temos certeza do que queremos, mas Ele, sem dúvida, sabe o que precisamos e do que gostamos.
Irua ô! AKofá ,Loci, Logun!
Axé a todos.

M a T h E u S disse...

oiee meu nome é matheus!sei q nao posso escolher o santo mas se eu podesse gostaria q fosse logun edé pois tenho ele,oxossi e oxum em minha cabeça na disputa!!

M a T h E u S disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
M a T h E u S disse...

me identifico muito com ele!

carlos disse...

eu sou filho de oxala e oxum do ouro, mas tenho certas caracteristicas desse orixa Logun, pois qd entro num local movimentado as pessoas me olham encantadas, e parece que dentro de mim vem aquele orgulho de ser belo, algo estranho, pois n sou bonito.Parece que estou andando no ar, é como se algo dentro de mim quer se exibir...interessante